ABSCM



Notícias

» Ver todas as notcias

Empreender o sonho da nova gerao

Fazer carreira numa grande empresa? No. Dois em cada trs jovens planeja abrir o prprio negcio nos prximos dois anos

s vsperas de uma formatura em Londrina, Alexandre Kleis, que morava em Curitiba, precisava cortar o cabelo e no encontrava sales com horrios livres. Da preocupao pessoal nasceu a ideia de um novo negcio: e se as pessoas tivessem acesso a agendas de vrios disponveis no momento?

Depois de ter estagiado por mais de sete anos em empresas grandes, como a Eletrolux, a GVT e a Philco, o jovem resolveu investir na proposta e, em 2011, abriu com o amigo Giovanni Bonetti a primeira plataforma de agenda online da Amrica Latina. Ela daria origem ao que hoje a Beauty Date, startup que oferece o servio de agendamento virtual em sales, uma espcie de Uber da beleza.

Com apenas 24 anos, os scios abandonaram de vez o plano de fazer carreira em uma companhia de renome para construir algo que fosse deles. E logo a proposta ganhou mais um parceiro, o publicitrio Fabrizzio Zampieri, que, poca, tinha 29 anos.

O trio de empreendedores reflete uma realidade comum entre os jovens brasileiros. Uma pesquisa recente da Federao das Indstrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que dois em cada trs deles planejam empreender nos prximos dois anos. Para a maioria dos 5.681 entrevistados, aspectos como a qualidade de vida, a realizao de um sonho e a possibilidade de no ter um chefe so pontos primordiais para este passo. Conhea o perfil do jovem empreendedor brasileiro.

O que mais pesou na deciso de Alexandre foi a oportunidade de ditar o ritmo da prpria carreira. Nas empresas por onde passei, eu me inspirava nos meus lderes, queria ser como eles. Mas, sabia que demoraria muito para chegar a um cargo de gesto, lembra.

preciso tirar a ideia da gaveta

Com aproximadamente 100 funcionrios, a Beauty Date tem crescido a cada ano. Mas para chegar a esse patamar vrios testes foram feitos. O primeiro deles foi em 2011, com a criao do Agenda Fcil, um sistema de agendamento virtual em vrios segmentos. Depois, nasceu o Agenda Sade, voltado para a rea mdica e odontolgica. Foi s em 2013, aps uma srie de pesquisas de mercado, que os scios resolveram investir no ramo da beleza. Eu passava dias em sales ao lado das secretrias para entender do que elas precisavam e como poderamos ajuda-las, lembra Alexandre.

Segundo o consultor do Sebrae, Joo Luiz de Moura, o sucesso de um negcio passa mesmo por esse caminho. O especialista explica que ter uma boa ideia no basta para que uma empresa decole. preciso test-la, ao menos para um pblico menor, identificar seus pontos fracos e fortes e afunilar a proposta.

Foi o que aconteceu com o analista de sistemas Luciano Lugli, 32 anos, scio da Especialista do lar, franquia voltada para manuteno, reparo e reforma. Ao lado do parceiro Laercio Ribeiro Aro, submeteu a ideia da empresa a quatro fases: a primeira foi para verificar a aceitao do servio no ABC paulista, a segunda foi expandir para a Grande So Paulo e a terceira, se estruturar sob o modelo de franquia. Atualmente, a rede se prepara para ampliar seu nmero de franqueados.Se voc tem um projeto, leve para o mercado, mesmo que no seja algo to pronto, ao menos para sentir a aceitao do seu produto, aconselha.

Empreender tem seus desafios

Testar uma ideia requer preparo para possveis fracassos. E empreendedores de sucesso so unnimes em admitir que o erro faz parte de qualquer grande projeto. Que o diga o jornalista Joo Varella, 32 anos , que, em 2013, lanou a Editora Lote 42, em parceria com os amigos Cecilia Arbolabe, 31 anos, e Thiago Blumenthal, 36 anos. Ele lembra que, durante sua atuao como reprter de economia, teve contato com muitos empresrios importantes, e enxergou neles pessoas comuns, que erram e acertam todo tempo. Esse empreendedorismo de palco em que tudo muito bom, alegre e fcil no real. preciso perseverar e estar preparado para o que vier.

E no so poucas as dificuldades que os jovens empreendedores encontram pelo caminho. Um relatrio da Confederao Nacional dos Jovens Empresrios (Conaje) divulgado no ano passado mostra que 30% deles enfrentam problemas com a gesto financeira, 27% com a gesto de pessoas, 25% com planejamento e 12% com questes relacionadas ao marketing. Com relao aos desafios externos, o calcanhar de Aquiles a carga tributria elevada, encarada como entrave para 58% dos 5.060 jovens ouvidos.

por isso que os consultores so assertivos: quer que seu negcio vingue? No deixe de buscar conhecimento para driblar o que surgir. Joo Luiz orienta que o interessado pesquise livros, textos, vdeos e at cursos online sobre empreendedorismo e analise a fundo cases que possam servir de inspirao. Fazer faculdade no suficiente. A expertise empreendedora vai alm do ensino formal.

O especialista tambm ressalta que, quem nunca trabalhou precisa estar imerso de alguma forma no campo em que quer ingressar. Uma boa ideia atuar voluntariamente no setor ou buscar estgios para adquirir experincia em atividades administrativas e de gesto.

O idealizador dos sites Empreendedor Digital e Frias Sem Fim, Bruno Picinini, refora que esse preparo deve tambm estar associado capacidade de vender o prprio produto. No importa se voc o sujeito que tem as ideias, vend-las tambm sua funo, diz.

Na medida do equilbrio

Joo Luiz acrescenta que, antes mesmo de acreditar no prprio projeto, importante saber sonhar com cautela. O bom empreendedor aquele que corre riscos calculados, defende.

Outro ponto mencionado pelo especialista se diz respeito dedicao ao trabalho. Na viso dele, muita gente comea a empreender pensando que vai trabalhar menos, o que um equvoco. por isso que, para Joo Luiz, a deciso de empreender deve ser alinhada com a famlia e os amigos. um projeto que vai ocupar a mente da pessoa por 24 horas. Isso requer uma anlise minuciosa da prpria vida pessoal.

Fonte: Gazeta do Povo

ABSCM - Av. Rio Branco, 123 sala 1603 - Centro - Rio de Janeiro RJ - CEP: 20040-005 - Tel. +55 21 3852 4797 - abscm@abscm.com.br - Skype: abscm.rj

ABSCM