História - ABSCM - Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito

     
História da ABSCM

Conheça a história da ABSCM

A ABSCM foi fundada em 23/02/2000, sete meses a MP 1.894-19/1999, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, pelos representantes das empresas Micro-Cred, Rótula e Ipacred, primeiras SCMs constituídas.


Desde a sua fundação até a 30/04/2007, foi presidida pelo Sr. Euds Pereira Furtado, representante da Rótula SCM, período em que a ABSCM obteve várias conquistas, destacando-se a retirada da vedação de conceder crédito aos tomadores que tenham restrições cadastrais, a permissão para aplicar suas disponibilidades no mercado financeiro e a isenção da taxa de utilização do SISBACEN.


Em 30/04/2007, um novo grupo assumiu a gestão da ABSCM, sob a presidência do Sr. Rubens de Andrade Neto, representante da Socialcred SCM, com sede no Rio de Janeiro.


Esse novo grupo de comando, considerando o diagnóstico de que os principais entraves ao desenvolvimento das SCMs eram (1) o limite de risco de crédito por cliente, fixado em R$ 10.000,00 e (2) a vedação ao atendimento a empresas de pequeno porte (EPPs), resolveu concentrar seus esforços na remoção desses obstáculos.


Após poucos meses, mais precisamente em 24/09/2007, concretizou-se a primeira grande conquista da nova direção, com a sanção da Lei 10.524, incluindo as empresas de pequeno porte no objeto social das SCMs e alterando, consequentemente, sua denominação para SCMEPP - Sociedades de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte.


Em 30/11/2007, em decorrência das disposições contidas na Resolução 3.477, de 26/07/2007, que estabeleceu que todas as instituições financeiras deveriam criar suas Ouvidorias, bem como que ABSCM poderia centralizar parte desses serviços, a entidade começou a desempenhar esse papel, auxiliando as empresas nessa atividade.


Outro feito importante dessa gestão foi a edição Primeiro Seminário Técnico da ABSCM (1º SEMTEC – ABSCM), evento que permanece até hoje no calendário da associação, nos quais são discutidos temas relevantes para a gestão das SCMEPPs, tais como: legislação financeira, tributária, trabalhista e geral, normas do sistema financeiro que atingem ao setor, governança, acesso a funding nacional e internacional etc..


Em 14/04/2008, foi eleita uma nova direção para a ABSCM, tendo como presidente o Sr. Jacy Diniz Nogueira Filho, representante da Fácil SCM, com sede em Itaúna-MG. Logo após, em 29/05/2008, a ABSCM obteve e sua maior conquista: O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a Res. 3.567, introduzindo várias modificações nas normas que regem as SCMEPPs, sendo a principal delas a permissão para que elas assumissem risco de crédito até 5% do patrimônio líquido.


Inaugurou-se uma nova fase para as SCMEPPs, com o setor retomando o seu crescimento para melhor cumprir a sua função social de prover crédito aos microempresários individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.


Em 27/04/2009, o Sr. Jacy Diniz Nogueira Filho, foi reeleito para mais um ano de mandato, dando continuidade ao excelente trabalho realizado em sua gestão.


Em 19/04/2010, o Sr. Marcelo Gonzaga Rocha, representante da PÓLOCRED SCMEPP, de Florianópolis, SC, foi eleito presidente para mandato de um ano. Nesse período, a sede da ABSCM, uma antiga aspiração, foi finalmente instalada, totalmente financiada com recursos acumulados das contribuições das associadas.


Na gestão da ABSCM foi eleita em 29/04/2011 teve a frente o Sr. Rubens de Andrade Neto, representante da Socialcred SCMEPP, reconduzido à presidência após 3 mandatos como Presidente do Conselho Consultivo.


Neste período, identificou-se a necessidade de se desenvolver um projeto de desenvolvimento setorial assentado em três pilares: Desenvolvimento institucional da ABSCM; Desenvolvimento de um modelo específico de Governança Corporativa voltado para as SCMEPPs e o desenvolvimento de um modelo de funding para as SCMEPPs. Com a finalidade de atender a execução destes projetos, nesta gestão iniciaram-se as negociações para a realização de parceria com a CITI Foudation e a SEEP Network, visando obter recursos financeiros e humanos para a consecução destes projetos. firmou um dos principais.


Em 20/04/2012, o Sr. Ricardo George Assaf, representante da RPW SCMEPP, foi eleito o novo presidente da ABSCM. Em seu mandato, finalizou as negociações com os parceiros citados, dando início a execução dos referidos projetos tendo como primeira atividade, a realização de pesquisa sobre a qualidade da rede da ABSCM. Em seguida, iniciou a criação do Selo de Excelência ABSCM, produzindo o manual orientador de suas ações. Coordenou, também, as viagens de intercâmbio de conhecimento a Lima e a Santo Domingo, dando continuidade ao Programa de Fortalecimento de Redes em parceria com a SEEP/CITI entre outras ações.


Em 09/04/2013, foi eleita nova direção para a ABSCM, tendo a frente o Sr. Rubens de Andrade Neto, representante da SOCIALCRED SCMEPP. Esta nova direção tem como objetivo dar continuidade ao Programa de Fortalecimento de Redes, fruto da parceria com a SEEP/CITI, entre outras atividades.